Samsung e Apple são processadas por alto indicie de Radiação em Smartphones

Sem dúvidas nenhuma a Radiação emitida pelos smartphones atuais é bem maior do que a época do Nokia Tijolão, porém existe um limite de radiação que um smartphone pode emitir que é determinado pela Federal Communications Commision (FCC) — órgão norte-americano.

Porém a Samsung a Apple estão sendo vítimas de um processo após alguns analises e uma matéria publicada pelo jornal Chicago Tribune pois alguns celulares dessa marca ultrapassam o limite estabelecido pelo órgão. Uma parte do processo acusa as empresas de realizarem marketing de maneira inadequada afirmando seus produtos estarem dentro dos padrões do (FCC).

“Os efeitos incluem aumento do risco de câncer, estresse celular, aumento de radicais livres nocivos, danos genéticos, alterações estruturais e funcionais do sistema reprodutivo, déficits de aprendizado e memória, distúrbios neurológicos e impactos negativos no bem-estar geral em humanos”, alega o texto legal.

O Processo

Em testes realizados pelo RF Exposure Lab a avaliação considerou como um de seus critérios o índice máximo de 1,6 watts por quilograma, determinado pela FCC. Porém alguns modelos ultrapassam esse limite.

Durante os testes constatou-se que o iPhone 7 apresentava o maior nível de radiação dentre todos os aparelhos Apple selecionados. Em um dos diversos testes, o dispositivo chegou a exibir 7,15 W/kg em uma distância de apenas 2mm do corpo do usuário. Quanto aos celulares da Samsung, o Galaxy S8 apresentou expressivos 8,22 W/kg em uma distância de 2 mm do usuário.

Confira os modelos que emitem o maior número de radiação:

  • iPhone 7
  • iPhone 8
  • iPhone 8+
  • iPhone X
  • Galaxy S8
  • Galaxy S9
  • Galaxy J3

Após a publicação ambas as empresas se pronunciaram sobre o caso:

Apple declarou que “Todos os modelos de iPhone, incluindo o iPhone 7, são totalmente certificados pela FCC e em todos os outros países onde a linha iPhone é vendida”

Já a Samsung, “Os dispositivos Samsung vendidos nos Estados Unidos cumprem os regulamentos da FCC. Nossos dispositivos são testados de acordo com os mesmos protocolos de teste usados em todo o setor.”

Fontes: Apple Insider, Chicago Tribune | Via: TecMundo