O Facebook vem há algum tempo pensando em maneiras de monetizar o WhatsApp, uma das formas de realizar essa monetização seria a exibição de anúncios no mensageiro, mais especificamente, nos status que possuí uma função parecida com o Stories do Instagram.
Esses anúncios seriam exibidos da mesma maneira que ocorre com o aplicativo de fotos, ao passar de um story para outro os anúncios seriam exibidos.
Porém, segundo o The Wall Street Journal, o Facebook suspendeu os planos de vender anúncios no status do WhatsApp. Algumas fontes ligadas ao assunto confirmaram ao veículo que a empresa teria desfeito a equipe dedicada a trazer essa funcionalidade ao app de mensagens instantâneas.
Além disso, até mesmo o trabalho de desenvolvimento desse grupo teria sido totalmente excluído do código da plataforma nos últimos meses. O motivo para essa mudança ou de certa forma, essa desistência não foram comentados.
Entretanto, o jornal ainda revelou que a ideia não está totalmente descartada, pois Zuckerberg ainda busca meios de monetizar o mensageiro. Aliás, esse interesse foi um dos motivos para a saída de Jan Koum e Brian Acton, que são os cofundadores do mensageiro.
A dupla acreditava que o uso de publicidade poderia enfraquecer a criptografia de ponta a ponta da ferramenta e, portanto, colocar em risco a privacidade de usuários. Ainda segundo o Jornal o facebook deverá focar em trazer novos recursos para empresas pela plataforma Business.