Cronograma da Apple pode ser afetado por conta do Coronavírus na China

Sabendo que a maioria das fábricas da Apple estão localizadas na China, o surto do novo Coronavírus pode afetar a produção de smartphones da maça, uma vez que, as fábricas da gigante americana estão localizadas a cerca de 500Km de Wuhan, epicentro do surto do Coronavírus.

Segundo o Bloomberg a base de produção da Apple corre um grande risco de ser fechada após o feriado do Ano Novo Lunar, algo que, caso aconteça, poderá atrasar os cronogramas da Apple e inclusive a produção do futuro IPhone SE 2 poderá ser afetada com a decisão.

A maioria dos IPhones são fabricados na China, especificamente por três grandes montadoras, sendo elas, a Foxconn, Zhengzhou e Pegatron, ambas estão localizadas a cerca de 500Km de Wuhan, epicentro do surto do Coronavírus, porém segundo Patrick Moorhead, da Moor Insights & Strategy, a distância “não imuniza contra os efeitos da doença”.

“Não consigo imaginar um cenário em que a cadeia de suprimentos não seja interrompida. Se houver um grande problema na obtenção de matérias-primas, fabricação, montagem, testes e remessas, será uma interrupção total.”

O Novo Coronavírus é uma doença respiratória, sendo ela, transmitida pelo ar ou por contato pessoal, por meio de secreções, ou pessoas contaminadas. Com as mesmas características de proliferação de uma gripe, o novo tipo de coronavírus é mais preocupante, por exemplo, que a gripe suína (H1N1), porém menos letal que a Sars (2003).

A Montadora Foxconn já se prontificou sobre o assunto e disse estar “monitorando a situação e seguindo todas as orientações de saúde recomendadas” além disso a empresa se recusou a comentar sobre sua produção em locais específicos, porém confirma possuir um “protocolo em vigor para continuar cumprindo todas as obrigações globais de fabricação”.

É provável que o surto do Novo Coronavírus não atrapalhe a produção dos smartphones da Apple, uma vez que, a empresa costuma lançar novos flagships apenas no segundo semestre. Porém a produção em massa deve ser adiada, uma vez que a empresa teria pedido a fabricação de cerca de 15 milhões de unidades do IPhone SE 2.

Fonte: MacMagazine