Brasil tem 9 casos suspeitos de Coronavírus

Na manhã de ontem (29) publicamos uma notícia informando que o Brasil tinha três casos suspeitos de coronavírus, porém na tarde ontem (29), o Ministério da Saúde informou que o país chegou a nove casos suspeitos do vírus. Sendo 3 casos no estado de São Paulo.

Os casos suspeitos estão sendo avaliados, sendo três no estado de São Paulo, (1) em Minas Gerais, (1) no Rio de Janeiro, (2) em Santa Catarina, (1) no Paraná e (1) no Ceará. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o Brasil teve cerca de 33 notificações.

“Os nove casos que se enquadraram na definição de suspeito viajaram para China. Nenhum foi de pessoa que teve contato com outro suspeito. Todos os nove se enquadram nessa definição”

Disse Júlio Croda, diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.

Casos em todo o Mundo

Em todo o mundo foram registrados cerca de 6.065, sendo cerca de 132 mortes (uma grande parte apenas na China, país onde teve início dos casos do vírus) segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). A Organização atualizou o alerta e considerou o nível de alerta para a China como “muito alto” e apenas “alto” em nível regional e em todo resto do mundo.

O Novo Coronavírus já atingiu a Alemanha, Austrália, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA, França, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.

Com as mesmas características de proliferação de uma gripe, o novo tipo de coronavírus é mais preocupante, por exemplo, que a gripe suína (H1N1), porém menos letal que a Sars.

Brasil em Alerta

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o país segue em “Emergência Pública” e diz que o país “não pode perder a oportunidade de intervenção”

“Estamos em emergência de saúde pública. Não podemos perder a oportunidade de intervenção. A notificação (de suspeita) deve ser imediata e pode ser feita por diversos meios de comunicação”

Disse Júlio Croda

Além disso ele também complementa e alerta que o vírus não possui sintomas próprios, podendo assim ser facilmente confundido com outras infecções.

Todos os pacientes seguem em observação e estão passando por diversos testes genômicos para uma possível identificação do vírus, analisando o material genético. O Ministério ainda informou que um protocolo específico será seguido para coleta e diagnóstico de casos suspeitos do coronavírus.

Caso algum paciente com as características da doença atendam a definição de “caso suspeito” duas mostram serão enviadas para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Após isso cabe a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) fazer a validação e os testes específicos.

Ainda durante a coletiva, João Gabbardo dos Reis (secretário-executivo do ministério da saúde) também comentou sobre as festividades de carnaval e foi questionado sobre procedimentos da pasta em relação à festa.

“Esse é um processo em que todos nós estamos aprendendo. Nenhum de nós tem a possibilidade de responder qual velocidade que esse possível surto vai se desenvolver no país. A gente não tem elementos para fazer essa projeção” Ele ainda complementa, “Vamos comunicar as pessoas o que elas podem fazer para reduzir as possibilidades de transmissão”

Fonte: Uol