Telescópico registra imagens inéditas da superfície solar

O ano mal começou e já tivemos mais uma grande descoberta científica, concluído em 2020, o maior telescópico solar do mundo conhecido como Daniel K. Inouye (DKIST, na sigla em inglês) foi instalado no Havaí, mais especificamente na ilha havaiana de Maui registrou imagens que mostram detalhes nunca visto antes da superfície solar.

O Telescópio está instalado no Observatório Haleakala, atualmente ele é financiado pela National Science Foundation e gerenciado pelo National Solar Observatory. O Espelho principal dele tem cerca de 4m, se tornando o maior do mundo para um telescópio solar.

A Imagem captada pelo telescópio mostra estruturas semelhantes as nossas células, e são aproximadamente do mesmo tamanho do Estado Americano do Texas, além disso nas imagens é possível ver o processo de transmissão de calor (conhecida como convecção) de massas de gás quente ou plasma. Confira a imagem capturada:

(Fonte: Reprodução/NSF)

As estruturas medem cerca de 30 km, o astro possui cerca de 1,4 milhão de km de diâmetro está localizado a cerca de 149 milhões de km da Terra. O Objetivo do telescópio é estudar o funcionamento do sol, além de entender a dinâmica do comportamento do astro.

O presidente da Associação de Universidades para Pesquisas Astronômicas, que administra o DKIST, Matt Mountain, explica que “Na Terra, podemos prever se vai chover com muita precisão em qualquer lugar do mundo, e com o clima espacial ainda não é assim”

“Na Terra, podemos prever se vai chover com muita precisão em qualquer lugar do mundo, e com o clima espacial ainda não é assim”, explica Matt Mountain

“Nossas previsões estão atrasadas 50 anos em relação ao clima terrestre, se não mais. O que precisamos é compreender a física subjacente ao clima espacial, e isso começa no Sol, que é o que o Telescópio Solar Inouye vai estudar nas próximas décadas.”

O DKIST é um complemento para a sonda Solar Orbiter (SolO), que deverá ser lançada na próxima semana a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.

Fonte: UOL/BBC