Netflix vai reduzir tráfego no Brasil para evitar problemas de sobrecarga

Por conta da pandemia do novo Coronavírus que estamos vivendo atualmente, as pessoas estão ficando em casa, uma vez que diversos estabelecimentos comercias estão fechados e muitos países, cidades e estados adotaram uma conduta de quarentena.

Por conta disso as pessoas veem procurado com mais frequência as plataformas de streaming, que no caso fez com que a União Europeia solicitasse que empresas como YouTube, Netflix e Amazon se atentassem a possíveis problemas de sobrecarga de rede.

No caso da Netflix, a empresa norte-americana de streaming anunciou que vai reduzir o tráfego em 25% em suas redes, começando pela Itália e Espanha, e posteriormente Reino Unido e o resto da Europa. Já aqui no Brasil essa redução deverá ocorrer em dois (2) dias.

Desenvolvemos, testamos e implantamos imediatamente uma maneira de reduzir o tráfego da Netflix em 25% nessas redes – começando pela Itália e pela Espanha, que estavam enfrentando o maior impacto. Dentro de 48 horas, atingimos o objetivo e agora estamos colocando em prática no restante da Europa e no Reino Unido. – Comunica a Netflix por meio de Nota

Netflix vai reduzir tráfego no Brasil para evitar problemas de sobrecarga (Fonte: Reprodução/Internet)

A Qualidade será mantida!

Um ponto ressaltado pela empresa (e que sem dúvidas nenhuma preocupou muitos usuários) é que os clientes vão continuar recebendo pelo o que pagaram: ultra-alta definição (UHD), alta definição (HD) ou definição padrão (SD).

Nossos assinantes querem saber o que isso significa em relação à qualidade de vídeo. Resumindo, a ação que tomamos mantém toda a gama de resoluções de vídeo. Portanto, se você pagou por ultra-alta definição (UHD), alta definição (HD) ou definição padrão (SD), é isso que você vai continuar recebendo (de acordo com o aparelho que estiver usando).  – Comunica a Netflix

Google também adotou medidas

O YouTube também afirmou que, a partir dessa última terça-feira (24), passaria a reduzir a qualidade dos vídeos no mundo todo em um esforço para ajudar a aliviar o tráfico de internet durante o período de quarentena. Por padrão, os vídeos carregarão em qualidade standard (480p).

“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com governos e operadores de rede em todo o mundo para fazer nossa parte para minimizar o estresse no sistema durante essa situação sem precedentes”, – afirmou o Google em comunicado.

Assim como o Google, o serviço de streaming da Rede Globo, Globoplay, também anunciou que faria uma redução qualidade da imagem dos seus conteúdos. No caso a redução começou a valer na última segunda-feira (23).

Segundo o comunicado da Rede Globo, todos os serviços de vídeo online da Globo terão uma limitação na entrega de dados, no caso ela vai deixar de transmitir conteúdos em 4K e Full HD temporariamente.