Auxílio Emergencial: Caixa credita 4º parcela do auxílio para nascidos em agosto

A Caixa começa a creditar hoje (14) o auxílio emergencial para mais de 4 milhões de beneficiários nascidos em agosto que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 96 mil, são os beneficiários nascidos em agosto que tiveram o pedido liberado no início deste mês.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. A companhia tem disponibilizado o auxílio por meio de uma conta digital, que é acessível pelo aplicativo Caixa Tem.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Beneficiários do Ciclo 1

O crédito para os beneficiários nascidos em agosto faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 1º de setembro para os beneficiários que receberam o crédito na poupança social hoje, porém, compras por meio do sistema de QR Code por exemplo já estão disponíveis.

No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

Agências dos Correios estão fazendo o cadastro

Devido a Pandemia do Novo Coronavírus, algumas medidas de segurança foram adotadas para que os atendimentos possam ser realizados. No caso, medidas como, controle de entrada de pessoas e distanciamento. Além disso um cronograma foi criado para facilitar os atendimentos.

  • Segundas-feiras: nascidos em janeiro ou fevereiro
  • Terças-feiras: nascidos em março ou abril
  • Quartas-feiras: nascidos em maio ou junho
  • Quintas-feiras: nascidos em julho, agosto ou setembro
  • Sextas-feiras: nascidos em outubro, novembro ou dezembro

Para dar entrada no Auxílio Emergencial por meio de uma agência dos correios, você deve ir até a unidade mais próxima segundo o cronograma acima e levar os seguintes documentos:

  • Documento com foto que tenha o nome da mãe registrado (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.);
  • Número de CPF do titular e de membros da família e/ou outros dependentes;
  • Dados bancários — Caso não tenha os dados, será solicitada abertura de conta social digital na Caixa Econômica Federal.

Lembrando, nesses locais não ocorrerá pagamento do benefício, apenas o processo de cadastro do Auxílio.