A PicPay anunciou nessa segunda-feira (17), uma parceria com a Brink’s (empresa especializada em transporte e logística de valores), a parceria permitirá aos usuários da plataforma depósitos e saques em dinheiro. Serão mais de 230 mil estabelecimentos varejistas habilitados a fazerem as transações, inclusive, caixas de supermercados.
Basicamente lojas que utilizam a rede Brink’s Pay – uma plataforma de gestão financeira para o varejo da Brink´s – permitirá aos usuários operações como saques e depósitos. A funcionalidade estará disponível para todos os clientes da Brinks a partir de outubro deste ano, e já segue em fase de testes. A Brinks Pay conta com 230 mil varejistas em 2.600 cidades de todo o Brasil.
Funcionamento
Basicamente, no app do PicPay, estará disponível para o usuário uma nova função para que os saques ou depósitos sejam efetuados. Ao clicar nesse botão, o usuário será direcionado para uma tela, que, através da geolocalização, indicará os pontos da rede Brink’s Pay no entorno, onde o serviço está disponível.
Em seguida, basta se dirigir ao caixa do local escolhido, solicitar a transação desejada e apresentar o QR Code gerado pelo aplicativo para concluí-la, recebendo o dinheiro, no caso de saque, ou entregando a quantia em espécie, caso for depositar.

A operação de depósito beneficiará principalmente quem costuma receber pagamentos em dinheiro em espécie, como diaristas, vendedores, entre outros, além daqueles que necessitam fazer pagamentos em dinheiro, ou em locais onde não existem pagamentos pelo PicPay. O caixa do varejo poderá receber o dinheiro e transferi-lo para a conta PicPay do usuário.
Além disso, o usuário terá rendimento de 100% do CDI, e contará com a facilidade dos serviços de pagamento de boletos, recarga de celular, bilhete de transporte, bem como compras em lojas virtuais ou físicas com o QR Code e transferência de valores para outras pessoas, além de realizar saques sempre que necessário.
Segundo Elvis Tinti, diretor comercial do PicPay, “Este movimento ajuda a bancarizar uma população até então desassistida pelas instituições financeiras tradicionais. E também facilita a vida de quem tem conta em banco mas não mora perto de nenhuma agência”
“Há cidades pequenas no Brasil que não dispõem de bancos ou caixas eletrônicos (ATMs). O varejo fará esse papel, movimentando a economia dessas regiões com o aumento do fluxo de pessoas no comércio local, como a padaria, a mercearia, a farmácia”.
Afirmou Tinti.
Vale lembrar que o PicPay tem sido utilizado para antecipar o saque do Auxílio Emergencial e do FGTS, assim como o Mercado Pago e outras carteiras digitais.