Nesta quarta-feira (17), 19° dia do Festival “Viva a Cultura FEPAC”, o palco digital da Secretaria Municipal de Cultura recebe mais cinco apresentações às 20h. Com artes visuais e música, o público pode acompanhar as performances pelo canal no YouTube da Secretaria.
Além da transmissão da programação pelo canal, os vídeos também ficarão salvos no YouTube, estando disponível para aqueles que quiserem assistir as apresentações em outro horário. O Festival é uma realização da Prefeitura de Bauru, por meio do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (FEPAC), com a parceria do Diário do Brasil – TV Preve, da 94 FM e apoio da FAAC webTV (UNESP).
Arte Panô
Na primeira apresentação da noite, Consuelo Alves propõe uma conversa sobre o Panô, arte que resgata a tradição de confecção de roupas dos escravizados com sacarias costuradas com sisal e que, posteriormente, foram complementadas com retalhos coloridos à juta pelos imigrantes italianos.
Consuelo é artista plástica e, desde criança, vê a criação como uma forma de terapia. Ao longo do tempo, desenvolveu uma linguagem própria na Arte Panô, que conheceu já adulta. Em suas criações, utiliza materiais não-usuais à tradição, como o reaproveitamento de “sucata”.
Inventiva, produz obras únicas que se alimentam de elementos surrealistas, pops, darks, góticos, populares, regionais, religiosos, folclóricos, contemporâneos, do steampunk e, até mesmo, da história.
Que Nosso Amor Seja História
“Que nosso amor seja história” é um trabalho musical inédito do cantor e compositor Fernando Prado. Com a parceria da cantora Sol da Banda Zandare, a performance conta com um dueto romântico para contar a história desse disco, que conta com samba e MPB contemporânea.
Fernando do Prado é vocalista e baixista da banda Zandare. Autor de 30 músicas próprias, 15 delas infantis, participou de produções artísticas pela Secretaria Municipal de Cultura nas cenas musical e teatral, além de eventos em unidades do Sesc, a Semana do Hip-Hop, o Música em prol do Pantanal e o Acesso Cultura Bauru.
Sem Parar 2020
Referência regional de bandas com músicas autorais, Supersonica apresenta algumas das novas composições do álbum “Sem Parar 2020” (2021), produzido em meio à pandemia e que está prestes a ser lançado.
Formada por Leonard Couto (voz e guitarra), Márcio Lanzarini (baixo e voz) e Euler Silva (bateria e voz), a ideia da banda surgiu durante um bate-papo em uma loja de conveniência na cidade de Bauru em meados de 2008. Meses depois, após algumas reuniões e ensaios, o trio conquistou o 1° lugar de um concurso e foi premiado com uma gravação em um estúdio. Com esse estímulo, a Supersonica gravou seu primeiro EP com quatro faixas (três delas autorais).
Alguns anos depois, a banda decidiu produzir um álbum completo e, com treze faixas, nasceu “Samsara” (2015). Durante esta jornada, a banda marcou presença em diversos concursos, coletivos, festivais, excursões, casas de show, cruzeiros, unidades do Sesc, programas de rádio e TV. E, neste ano, aposta em seu novo álbum e em vídeos no seu canal no YouTube, incluindo um clipe que está a caminho.
Samsara – Live at Pandemia
A Samsara conta um show muito performático e enérgico, movido por uma produção autoral de cunho político, social e coletivista, tendo união e força como as tônicas da apresentação. Samsara é formada por Arthur Serrano (voz), Pedro Lucas Vieira (bateria), Vitor Shayeb (guitarra) e Joslui Bulhões (baixo).
Nascida em 2013, a banda tem como proposta a criação autoral baseada na filosofia hindu e é influenciada pelas vertentes trash, groove e new metal. Hoje, a Samsara conta com três EPs: “broken” (2018), “The Calling” (2019) e, mais recentemente, “Freak” (2020).
Homenagem a Zé Ramalho
Para encerrar o 19° dia do Festival “Viva a Cultura FEPAC”, os músicos Bruno Candido e Emer Pol fazem um tributo ao cantor e compositor José Ramalho Neto (ou Zé Ramalho, seu nome artístico, como é mais reconhecido).
Bruno Candido é percussionista e atua há mais de 10 anos, já Emer Pol é músico há 30 anos. Os artistas conheceram-se pelas redes sociais e formaram uma parceria. Hoje, ministram aulas e produzem novos artistas em Bauru. Além disso, organizam eventos culturais e shows covers do universo do rock brasileiro.
Serviço
Festival “Viva a Cultura FEPAC”
De 27/02 a 28/03, a partir das 20h
Canal do YouTube da Secretaria de Cultura de Bauru
Facebook: @secretariadeculturadebauru
Instagram: @culturabauruoficial
Programação completa: https://www2.bauru.sp.gov.br/cultura/vivacultura.aspx
Programação de 17/03
“Arte Panô” – Consuelo Alves (Artes Visuais)
“Samsara – Live at Pandemia” – Samsara (Música)
“Que Nosso Amor Seja História” – Fernando Prado (Música)
“Sem Parar 2020” – Banda Supersônica (Música)
“Homenagem a Zé Ramalho” – Bruno Candido da Silva (Música)
*Com informações da Prefeitura de Bauru