Brasileira Cria filtro de Água solar e recebe prêmio da ONU

Na atual crise em que vivemos em nosso País a água é um dos principais atingidos, a falta de investimentos em tratamento de água e saneamento básico é uma dura realidade na vida de muitos Brasileiros.

Porém ainda há esperança no meio dessa situação que é o caso da Brasileira que recebeu um prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas) após desenvolver um projeto sustentável e inteligente.

Empreendedora Anna Luisa Beserra foi a ganhadora do prêmio Jovens Campeões da Terra após ter criado um grande projeto que tem a finalidade de tratar a água da chuva captada por meio de cisternas da área rural utilizando a radiação fornecida pelo sol para eliminar as bactérias e micro-organismos presentes na água, um indicador irá mudar de cor para mostrar quando a água está adequada para consumo.

Anna Luisa teve a ideia quando ela tinha 15 anos de idade e viu um cartaz do Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Porém a ideia só foi executada quando ela ingressou no curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

(Fonte: ONU Meio Ambiente/Divulgação)

O Sistema funciona da seguinte forma: A Água da chuva é coletada por meio de cisternas e é desinfetada sem o uso de quais quer produtos químicos e utilizada a radiação solar para eliminar as bactérias presentes na agua. O Aqualuz gasta de duas a seis horas para tornar a água potável, enquanto outras soluções demoram de seis a até 48 horas para obter o mesmo resultado.

Segundo o portal UOL, a tecnologia de baixo custo já foi testada e está em fase de produto. Cerca 53 famílias e cerca de 265 pessoas usam a solução para resolver problemas de tratamento de água.

Fonte: UOL/Bruna Souza Cruz | Via: TecMundo