Fora da Nota de R$ 200,00, o vira-lata Caramelo pode virar uma moeda comemorativa. O Deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) havia proposto ao Banco Central do Brasil que a estampa da nova nota de duzentos reais fosse do vira-lata caramelo, porém, mesmo sabendo que sua sugestão seria negada, a ideia era chamar atenção para os 30 milhões de animais abandonados pelo País.
Após uma reunião com a presidência e a diretoria do BC (Banco Central do Brasil), a diretora de administração, Carolina de Assis Barros, afirmou que a instituição estuda ações para ajudar no combate do problema.

Em entrevista ao Portal UOL, a executiva disse que a entidade está buscando alguma ação com o vira-lata caramelo:
“Não há como mudar o padrão monetário, mas o Banco Central entende que essa causa é importante. Estamos estudando alguma ação com o vira-lata caramelo”
Afirmou a diretora de administração do BC, Carolina.
Entre as ideias propostas, está a de uma moeda comemorativa com a estampa do animal no verso, segundo os técnicos a ideia não está descartada.
O Banco Central ainda afirma, que, novas cédulas podem demorar cerca de 3 anos para serem criadas e desenvolvidas, portanto, a troca da estampa da nova cédula de R$200,00 seria impossível, e ao mesmo tempo, não faria a diferença para as mais de 60 mil pessoas que assinaram uma petição pelo vira-lata caramelo como estampa da nota.
Quem é o Cachorro da Estampa?

Essa é a Pipi, uma cadelinha vira-lata que foi adotada pela gestora de recursos humanos de Porto Alegre, Vanessa Brunetta, em 2013. Porém, o que poucos sabem sobre ela, é que a foto em questão, que hoje virou um meme, é na verdade uma foto que foi utilizada para ajudar a Vanessa a encontrar a Pipi, que fugiu durante um passeio:
“Durante um ano foi feita uma campanha para tentar localizar a Pipi. Essa foto estava nos cartazes que mandamos fazer para tentar encontrá-la. Só que, há cerca de dois anos, alguém pegou a imagem que usamos e criou um meme”
Disse Vanessa Brunetta em entrevista ao jornal Zero Hora.
“Entre 2015 e 2016, encontramos 17 cadelas exatamente iguais a ela. Mas, no fim, nunca era a Pipi. Nós conhecemos as características dela, ela dormia na cama dos meus filhos.”
Concluiu Vanessa
Infelizmente até hoje a Pipi nunca foi localizada.
Deputado reforça sua luta pelo bem-estar dos animais
O Deputado afirmou em entrevista ao Portal UOL, que um grupo de trabalho com técnicos do Banco Central para estudar o tema seja iniciado daqui duas semanas, além disso ele reforça que tinha consciência sobre a aprovação da nova cédula, porém, ele conclui dizendo que, desde o início, a ideia era chamar atenção do Banco Central para ajudar os animais de rua:
“As causas fundamentais do meu mandato são a defesa e o bem-estar dos animais. Dentro do que a gente defende enquanto política pública existe três pilares para cães e gatos: castração, educação e adoção. Temos 40 milhões abandonados no Brasil, na maioria cães, sem raça definida, denominados vira-latas”
Afirmou o Deputado em Entrevista ao Portal UOL