Asteroide gigante deverá passar bem próximo à Terra

Um asteroide gigante descoberto em 2009 batizado de 2009 BH2 deverá passar bem perto da terra no próximo sábado (18) podendo ser visto por volta das 11h30 (Horário de Brasília). O Corpo celeste de quase 200 metros não apresenta risco ao planeta, porém sua rota segue sendo monitorada.

As agências espaciais costumam monitorar os NEO (Near-Earth Object), classificação dada aos asteroides que estão em órbita próximo à Terra, o tamanho exato do asteroide não é algo que pode ser computado no momento, portanto pode ocorrer uma variação entre 88 ou 200 metros. Algumas comparações mostram que ele pode ser maior que a estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e até mesmo um dos cartões postais de londres, o Big Ben que tem cerca de 96 metros.

Pode colidir com a terra?

Não, uma vez que o asteroide é classificado apenas como Near-Earth Object ou seja, objeto próximo à terra. Porém as agencias espaciais seguem em constante observação, além disso ele está a uma distância de cerca de 4,5 milhões de quilômetros de nosso planeta.

Essa distância é 11 vezes maior que a da terra com a lua, ou seja não está tão próximo assim do nosso planeta. Então pode ficar tranquilo e despreocupado e curtir o asteroide passando!