A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou recentemente um comunicado de seu departamento de monitoramento de objetos espaciais comunicando sobre um asteroide de cerca de 4 quilômetros de diâmetro que atingirá seu maior ponto de maior aproximação com o nosso planeta no próximo dia 29 de abril.
Conhecido como 1998 OR2, o objeto viaja a uma velocidade de 31 mil km/h, porém não apresenta risco eminente de colisão com a terra. A Própria agência divulgou uma nota afirmando que não há motivo para pânico uma vez que o asteroide não apresenta riscos.

A Agência ainda ressaltou por meio de ser perfil oficial no Twitter que possui uma lista pública com todos os asteroides que passam perto da terra, no caso essa lista é aberta para todos, para acessar basta entrar no site: https://cneos.jpl.nasa.gov/ca/.
Desmentindo as Fake News
Uma matéria do jornal Daily Express sugerindo que havia uma espécie de “alerta” da NASA a respeito de uma possibilidade de colisão foi o suficiente para provocar pânico e causar medo em muitas pessoas. Uma vez que NASA informou que NÃO HÁ RISCO EMINENTE sobre o asteroide.

No Caso dessa matéria do jornal inglês a informação foi desmentida pelo perfil da agência no Twitter. Lembrando que, embora o asteroide seja classificado como potencialmente perigoso não há motivo para pânico.