Astronautas da missão da SpaceX e Nasa voltam à Terra

Chegaram à Terra na manhã de hoje (2), na costa da Flórida, nos Estados Unidos, os quatro astronautas da missão da SpaceX e da NasaA volta já havia sido adiada duas vezes por conta do tempo ruim na região, sendo previsto para ter ocorrido na última quarta-feira (28) e depois para sexta-feira (30).

Depois de 160 dias no espaço, a tripulação deixou a Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Resilience, em um voo que durou aproximadamente seis horas e meia. A missão foi lançada no dia 15 de novembro do ano passado e a Crew Dragon “Resilience”, da SpaceX, se desconectou da ISS às 21h35 de ontem.

Antes do amanhecer, Mike Hopkins, Shannon Walker e Victor Glover, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial japonesa) foram resgatados na costa da Flórida, nos Estados Unidos.

A cápsula espacial também transporta congeladores científicos, com amostras de pesquisas realizadas em gravidade zero. Esta é a primeira missão regular a regressar à Terra feita pela Space X. Durante os 168 dias de estadia na estação, os quatro astronautas realizaram pesquisas científicas na microgravidade e trabalhos de manutenção, incluindo cinco “spacewalks” —caminhadas espaciais por fora da ISS, para fazer reparos em equipamentos e sistemas, como a instalação de novos painéis solares.

Para retirar a Crew Dragon do mar, foram utilizadas duas embarcações com equipes de resgate. Depois, os astronautas vão de helicóptero para terra firme e passarão por vários exames médicos antes de voltarem para casa.

A Crew Dragon entrou na nossa atmosfera cerca de 27.000 km/h, o que é mais de vinte vezes a velocidade do som. Na etapa mais extrema da reentrada, a temperatura pode ultrapassar 2.000° C. Esta foi apenas a terceira vez na história que uma cápsula foi resgatada no mar sem a luz do dia. A primeira foi a Apollo 8, da Nasa, que caiu no Oceano Pacífico na noite de 27 de dezembro de 1968, na primeira viagem do homem à Lua.

Fontes: TILT, Agência Brasil e RTP