O Perseverance, sonda marciana de última geração da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Atlas 5, nesta quinta-feira (30) às 08h50 (horário de Brasília), em uma missão de US$ 2,4 bilhões para procurar vestígios de uma possível vida passada em Marte.
Outras Missões em Marte
A missão ‘Mars 2020’ é a nona missão da Nasa à superfície de Marte, e foi a terceira missão rumo a Marte lançada no mês de julho, tirando proveito da proximidade do planeta em relação à Terra, algo que só acontece a cada 26 meses.
A primeira a decolar foi a HOPE, desenvolvida pelos Emirados Árabes Unidos, que decolou em 19 de julho.
A sonda robótica de seis rodas do tamanho de um carro também deve levar um mini-helicóptero para Marte e testar equipamentos para futuras missões com humanos no planeta. A expectativa é que a sonda chegue a Marte em fevereiro.
O robô Perseverance carrega instrumentos para, além de coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta.
Novas Descobertas
“Estou tão aliviado”, disse o chefe da divisão científica da Nasa, Thomas Zurbuchen, durante a transmissão ao vivo que a agência espacial fez do lançamento, acrescentando que tudo parece bem.

“É realmente como a chave de um monte de novas pesquisas que vamos fazer e que está concentrada na pergunta… há vida lá?”, afirmou.
O Perseverance deve pousar na base de uma cratera de 250 metros de profundidade chamada Jezero, que foi um lago 3,5 bilhões de anos atrás e que cientistas suspeitam conter indícios de vida microbiana extinta em Marte. Há tempos eles debatem se o planeta, que já foi muito mais hospitaleiro, já abrigou vida.
