Uma falha nos servidores de backup do Instagram guardava Fotos e Mensagens (DMs) apagadas pelos usuários, descoberta por um pesquisador de segurança independente, sua pesquisa ajudou o Instagram a corrigir a falha.
O Pesquisador, Saugat Pokharel encontrou, ao baixar seus dados, imagens e DMs que ele havia excluído anteriormente. Segundo ele, estas informações foram supostamente excluídas mais de um ano antes da solicitação de backup. A Falha foi logo relacionada ao recurso ‘Download Your Data’, que no caso, faz um cópia de mensagens, publicações entre outros arquivos do Instagram.

Em entrevista ao Site TechCrunch, ele disse que o “Instagram não excluiu meus dados, mesmo quando eu mesmo apaguei eles”. No caso, a rede social do Facebook leva cerca de 90 dias para excluir os itens em questão.
Um porta-voz da rede social confirmou ao TechCrunch que o caso realmente era uma falha, porém o problema foi resolvido e que “nenhuma evidência de abuso” foi relatada ou encontrada. Ele também agradeceu ao pesquisador por relatar o bug. Pokharel recebeu uma recompensa de US$ 6 mil (seis mil dólares) pela falha descoberta.