Começou nessa última segunda-feira (8) o atendimento para o cadastro do Auxílio Emergencial pelas agências dos Correios. A medida é uma parceria firmada entre o Ministério da Cidadania e os Correios que tem como objetivo de simplificar o acesso ao benefício, uma vez que, muitas pessoas não possuem acesso à internet e/ou smartphones.
Segundo o Ministro da Cidadania por meio meio de um comunicado oficial
“Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e precisa de ajuda para fazer o cadastramento”.
Por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, algumas medidas de segurança foram adotadas para que os atendimentos possam ser realizados. No caso, medidas como, controle de entrada de pessoas e distanciamento. Além disso um cronograma foi criado para facilitar os atendimentos.
- Segundas-feiras: nascidos em janeiro ou fevereiro
- Terças-feiras: nascidos em março ou abril
- Quartas-feiras: nascidos em maio ou junho
- Quintas-feiras: nascidos em julho, agosto ou setembro
- Sextas-feiras: nascidos em outubro, novembro ou dezembro
Para dar entrada no Auxílio Emergencial por meio de uma agência dos correios, você deve ir até a unidade mais próxima segundo o cronograma acima e levar os seguintes documentos:
- Documento com foto que tenha o nome da mãe registrado (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.);
- Número de CPF do titular e de membros da família e/ou outros dependentes;
- Dados bancários — Caso não tenha os dados, será solicitada abertura de conta social digital na Caixa Econômica Federal.
Por meio de nota oficial, os candidatos ao Auxílio Emergencial poderão acompanhar o andamento do processo nas lojas físicas da empresa. Isso poderá ser feito após o prazo de conclusão de análise por parte da DataPrev, com o CPF e o comprovante do protocolo entregue ao fim do atendimento.
Lembrando, nesses locais não ocorrerá pagamento do benefício, apenas o processo de cadastro do Auxílio. Os pagamentos continuam sub responsabilidade da Caixa Econômica. Em relação a liberação do Auxílio, poderá ser acompanhada via telefone no número 121, no app do programa, além dos sites do Ministério da Cidadania e da DataPrev.