Ataque dos EUA mata General Iraniano em Bagdá

Cerca de 3 foguetes Katyusha caíram perto do terminal de cargas, queimando dois veículos e ferindo vários cidadãos no Irã contra um aeroporto em Bagdá, segundo informações oficiais por um órgão dirigido pelas forças armadas.

Chefe militar iraniano Qasem Soleimani | Fonte: YouTube/Google Images

O Ataque ocorreu entre a noite dessa quinta-feira (2) e a madrugada de hoje (3), o ataque foi ordenado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Entre as vitimas estava Qasem Soleimani, o chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã, considerado um dos homens mais importantes e poderosos do país. Além dele, ao menos outras sete pessoas morreram no ataque.

O pentágono confirmou que o ataque aconteceu “sob ordens do presidente” Donald Trump. “Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani”, afirmou em nota oficial.

“Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do mundo” Concluiu a nota.

Ataque dos EUA mata General Iraniano em Bagdá | Fonte: Imagem: AFP/HO/IRAQI MILITARY

O ataque aéreo também teria vitimado Abu Mahdi al-Muhandis, comandante de milícia do Iraque, apoiada pelo Irã. A milícia da qual ele fazia parte também atribuiu a morte aos EUA.

Os ataques ocorreram 3 dias após uma tentativa de invasão na Embaixada dos EUA em Bagdá, A Guarda Quds é uma força de elite do exército iraniano e teria sido responsável pela invasão.

Em seu perfil oficial no Twitter o Presidente dos Estados Unidos não se manifestou porém publicou uma foto/reprodução da bandeira norte-americana:

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1212924762827046918

Nota Oficial dos EUA

Em nota, o Departamento de Defesa dos EUA emitiu um comunicado oficial e afirmou: “sob ordens do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica Corps-Quds Force, uma organização terrorista estrangeira designada pelos EUA”

Ainda segundo a nota Soleimani estaria desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região”. O ataque, segundo os EUA, teve como objetivo “impedir futuros planos de ataque iranianos”

A representação diplomática pediu aos norte-americanos no Iraque que deixem o país “de avião enquanto é possível” ou “sigam para outros países por via terrestre”

Após o ataque e a divulgação da notícia da morte do general os proços do petróleo subiram cerca de 4% em mercados asiáticos nessa sexta-feira (3).

Jornalismo PowerGaming

Fonte: UOL Notícias, UOL Notícias