Depois de testemunharmos o único eclipse solar de 2019, o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar parcial que acontecerá na próxima terça-feira (16). Em janeiro, pudemos ver um eclipse lunar total — quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, com o eclipse total acontecendo quando este alinhamento se dá tão certeiramente, que nosso satélite natural acaba sendo completamente encoberto durante a passagem do planeta.
- Riot Games Confirma Retorno de Icebox e Alterações em Mapas para Episódio 8 de Valorant
- PlayStation retira Gran Turismo Sport da PS Store, direcionando foco para Gran Turismo 7
- Minecraft: Jack Black se junta ao elenco do aguardado filme live-action
- CS2: lub encerra carreira devido a pressões familiares
- Tecnogaming Lança Nova Campanha: “Celebrando as Origens”
Já no caso de eclipses lunares parciais, como será este próximo, o posicionamento da Terra em sua passagem em frente ao Sol não se alinhará tão perfeitamente assim, encobrindo apenas uma porção da Lua no céu noturno. No vídeo abaixo, da NASA, você entende como funcionam eclipses lunares:
Este próximo eclipse lunar parcial será visível em todo o Brasil logo cedo, por volta das 17h30 no horário de Brasília, com o ápice do fenômeno acontecendo às 18h30, e tudo deverá acabar até as 20h. Então a Lua “nascerá” neste dia já eclipsada.
Neste eclipse parcial, a Lua encoberta ficará com um aspecto similar ao de uma Lua crescente, e para observar, é só você voltar seus olhos no horário informado para a região Leste. O próximo eclipse lunar com boa visualização do Brasil acontecerá apenas em 2021 — então não perca a oportunidade de conferir, ao vivo, este próximo eclipse de 2019, ainda que ele seja apenas parcial!
Fonte: Canaltech | Nasa | Portal G1