Facebook altera regras para propagandas políticas

O Facebook busca passar mais transparência aos usuários quando o assunto publicidade, por conta disso a rede social está implementando algumas novas diretrizes para as propagandas politicas.

Basicamente ao criar alguma propaganda politica os anunciantes deverão apresentar uma documentação para comprovar a afiliação ao partido politico e organizações ou causas que estão representando.

Organizações do tipo não governamentais (ONGs), empresas agora deverão fornecer números de documentos oficiais do governo, enquanto comitês e partidos políticos deverão apresentar também seus registros oficiais junto à Comissão Federal Eleitoral. Já representantes de setores militares ou do próprio governo somente poderão criar campanhas a partir de endereços de e-mail que terminem com .gov ou .mil. (Contas e domínios governamentais)

Com a alteração os usuários da plataforma agora passarão a ver um ícone indicativo de “organização confirmada” juntamente com mais detalhes e informações com o foco de mostrar aos usuários os candidatos que estão apoiando.

Além das novas diretrizes e novidades em relação as campanhas politicas o Facebook também simplificou a categorização dos anúncios em que certas propagandas serão consideradas como campanha politica.

De 20 para apenas 10 itens, não houve redução, e sim, um novo alinhamento de assuntos e temas, com a empresa afirmando que tenta ser menos restritiva aos anunciantes, ao mesmo tempo em que traz mais transparência e seriedade. As mudanças só foram implementadas após as diversas reclamações por parte de anunciantes e usuários da plataforma que vinham considerando o atual sistema de compra de propagandas punitivo demais.

O Grande foco e objetivo do facebook é evitar manipulação política e os diferentes problemas encontrados como durante a última eleição presidencial dos EUA, em 2016, além de tentar acabar com as fake-news.

As novas regras serão implementadas agora em setembro nos EUA e irão atingir os anúncios que já estão sendo vinculados, ou seja, anunciantes que já possuam propagandas programadas ou ativas precisarão fornecer as informações necessárias pre-estabelecidas.

A Plataforma irá permitir a informação dos dados com um prazo máximo para Outubro, caso algum anunciante não se adeque as novas diretrizes terão suas campanhas interrompidas pela plataforma e terão a opção de propaganda bloqueada até que a conta esteja seguindo as novas regras.

Fonte: The Verge | Via: CanalTech