A Rede de Hipermercados norte-americana Walmart que faz muito sucesso aqui no Brasil vai abandonar a marca Walmart para se tornar Grupo Big no País. Ao longo dos próximos 18 meses, a rede pretende investir R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de lojas da rede Walmart.
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O grupo tem sete marcas: Big, Bompreço, Mercadorama, Sam’s Club, Maxxi e Todo Dia, além do próprio Walmart. Em 2017, a rede faturou R$ 28 bilhões no País, cerca de 50% da receita de Carrefour e GPA, líderes do setor.
O Grupo Big diz que uma de suas prioridades será aumentar a participação no atacarejo. A rede Maxxi está realizando a modernização de 43 lojas e dez hipermercados estão sendo convertidos em atacarejo.
As lojas do Walmart nas Regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar Big, enquanto na região Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço.
Até junho de 2020, segundo o grupo, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados. A empresa anunciou ainda que o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.
A mudança reflete a série de erros que o Walmart cometeu desde o início de suas operações por aqui, em 1995, disse Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, na semana passada.
Sob o comando de Luiz Fazzio, que teve passagens por GPA, Carrefour e C&A e é sócio do Walmart Brasil, a gigante varejista está seguindo a estratégia das líderes do setor no que se refere à reorganização de lojas.
“A concorrência percebeu a rejeição ao hipermercado antes e está mais adiantada no processo de reformatação de lojas”, disse Beeck.
Fonte: Estadão