Nessa última segunda-feira (20) a Samsung anunciou o novo chefe de sua divisão de smartphones, Taemoon Roh, veterano de duas décadas dentro da empresa e que já era um dos grandes executivos da empresa assumiu o cargo no lugar do Koh Dong-Jin (popularmente conhecido como DJ Koh), o novo chefe terá a missão de alavancar diversas tecnologias e produtos como o 5G e telefones dobráveis na gigante coreana.
Logo após o anúncio, as ações da Samsung subiram cerca de 2,5% em Seul. A Samsung sempre procura mexer com suas estruturas executivas a cada ano, com a ideia de que isso possa, de alguma forma, gerar efeitos de melhoria e não criar um certo comodismo dentro do cargo.
A troca no comando da divisão de smartphones vem na esteira de uma divulgação que a companhia fez, que mostra um balanço de seus ganhos de 2019, com lucro operacional caindo cerca de um terço em relação ao ano anterior.
“Roh é conhecido por ser uma pessoa que expandiu e modificou a política de design original da Samsung para smartphones de baixo a médio alcance”, disse o analista da CIMB, Lee Dohoon.
“A Samsung agora pode tentar mirar a Apple de maneira mais gradual, concentrando-se em design e desenvolvimentos. Embora tenha expandido a terceirização da produção, a Samsung manterá um controle mais rígido de qualidade para proteger suas marcas”.
Taemoon Roh é um especialista em engenharia, e é considerado internamente como um profissional sempre meticuloso em relação aos recursos dos telefones. Além de Roh, Samsung também promoveu vários outros presidentes em sua última reestruturação, incluindo Kyungwhoon Cheun, que agora lidera as redes da empresa.
Novos Desafios
Roh terá de enfrentar uma fama nada agradável que cercam os telefones da Samsung: a qualidade. Sob a liderança do antigo chefe a gigante coreana sofreu grandes problemas de qualidade pelo menos umas duas vezes, sendo elas no Explosivo Galaxy Note 7 e o fracasso do Galaxy Fold, que causou muita dor de cabeça para a empresa.