Por conta da pandemia do novo Coronavírus que estamos vivendo atualmente, as pessoas estão ficando em casa, uma vez que diversos estabelecimentos comercias estão fechados e muitos países, cidades e estados adotaram uma conduta de quarentena.
Por conta disso as pessoas veem procurado com mais frequência as plataformas de streaming, que no caso fez com que a União Europeia solicitasse que empresas como YouTube, Netflix e Amazon se atentassem a possíveis problemas de sobrecarga de rede.
No caso da Netflix, a empresa norte-americana de streaming anunciou que vai reduzir o tráfego em 25% em suas redes, começando pela Itália e Espanha, e posteriormente Reino Unido e o resto da Europa. Já aqui no Brasil essa redução deverá ocorrer em dois (2) dias.
Desenvolvemos, testamos e implantamos imediatamente uma maneira de reduzir o tráfego da Netflix em 25% nessas redes – começando pela Itália e pela Espanha, que estavam enfrentando o maior impacto. Dentro de 48 horas, atingimos o objetivo e agora estamos colocando em prática no restante da Europa e no Reino Unido. – Comunica a Netflix por meio de Nota

A Qualidade será mantida!
Um ponto ressaltado pela empresa (e que sem dúvidas nenhuma preocupou muitos usuários) é que os clientes vão continuar recebendo pelo o que pagaram: ultra-alta definição (UHD), alta definição (HD) ou definição padrão (SD).
Nossos assinantes querem saber o que isso significa em relação à qualidade de vídeo. Resumindo, a ação que tomamos mantém toda a gama de resoluções de vídeo. Portanto, se você pagou por ultra-alta definição (UHD), alta definição (HD) ou definição padrão (SD), é isso que você vai continuar recebendo (de acordo com o aparelho que estiver usando). – Comunica a Netflix
Google também adotou medidas
O YouTube também afirmou que, a partir dessa última terça-feira (24), passaria a reduzir a qualidade dos vídeos no mundo todo em um esforço para ajudar a aliviar o tráfico de internet durante o período de quarentena. Por padrão, os vídeos carregarão em qualidade standard (480p).
“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com governos e operadores de rede em todo o mundo para fazer nossa parte para minimizar o estresse no sistema durante essa situação sem precedentes”, – afirmou o Google em comunicado.
Assim como o Google, o serviço de streaming da Rede Globo, Globoplay, também anunciou que faria uma redução qualidade da imagem dos seus conteúdos. No caso a redução começou a valer na última segunda-feira (23).
Segundo o comunicado da Rede Globo, todos os serviços de vídeo online da Globo terão uma limitação na entrega de dados, no caso ela vai deixar de transmitir conteúdos em 4K e Full HD temporariamente.